terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Parente serpente e Minha vida de cachorro


Coloquei esses singelos clássicos juntos, porque são facilmente vendidos juntas no mercado.
Os dois filmes são maravilhosos e o ''duplex'' não custa mais do que 15 reais.
SINOPSES:
Minha vida de cachorro
A história acompanha a pré-adolescencia do garoto Ingemar (Anton Glanzelius), que mora com o irmão mais velho e a mãe (Anki Lidén) num vilarejo da Suécia no final dos anos 50. Tuberculosa, ela vive em constante conflito com os filhos, principalmente Ingemar, que lhe dá trabalho e não compreende muito bem para onde sua vida o está conduzindo. Seu melhor amigo é a cadela chamada Sickan, enviada para o canil quando o garoto vai passar a temporada de verão com o tio (Tomas von Brömssen) e a tia, fazendo novos amigos e, em especial, uma amiguinha que gosta de se vestir como menino para poder jogar futebol (Melinda Kinnaman). O desenrolar dos eventos faz com que a mente fértil de Ingemar seja posta à prova com os destinos da mãe, de Sickan e de si mesmo.
Ano: 1985
País: SuéciaDuração: 101 min.
Gênero: DramaDiretor: Lasse Hallström (Regras da Vida, Chocolate, Chegadas e Partidas)
Trilha Sonora: Björn IsfältElenco: Anton Glanzelius, Tomas von Brömssen, Anki Lidén, Melinda Kinnaman, Kicki Rundgren, Lennart Hjulström, Ing-Marie Carlsson, Manfred Serner, Susanna Wetterholm, Leif Ericson, Christina Carlwind, Ralph Carlsson, Didrik Gustavsson, Jan-Philip Hollström, Vivi Johansson
Distribuidora do DVD: Spectra Nova
Parente serpente
Durante a tradicionalíssima festa de Natal da família Colapietro, a alegria é interrompida quando a matriarca declara que ela e seu marido estão muito velhos para ficarem sozinhos naquela enorme casa. Comunica, então, uma decisão irrevogável: vai pôr a casa à venda e morar com um dos filhos. Mas, é claro, nenhum deles quer dar abrigo aos pais, e o que era para ser apenas mais uma ceia de Natal acaba se tornando uma grande confusão, de conseqüências tragicômicas.
Produção: Itália, 1992 (105min)
Direção: MARIO MONICELLI
Roteiro: CARMINE AMOROSO, SUSO CECCHI D'AMICO, PIERO DE BERNARDI, MARIO MONICELLI
Com: TOMMASO BIANCO, RENATO CECCHETTO, MARINA CONFALONE, CINZIA LEONE

Lovely Lovely house..


O BARATO DE GRACE - Sinopse: Grace Trevethan (Brenda Blethyn) é uma viúva que está em sérios apuros financeiros. Seu marido (Bill Wheston) se suicidou recentemente e deixou para ela uma série de dívidas que podem fazer com que ela perca a casa onde sua família vive há mais de 200 anos. Sabendo de suas dificuldades financeiras e também de sua habilidade como jardineira, seu empregado Matthew acaba lhe fazendo uma proposta insólita: que ela cuide em sua estufa de suas mudas de maconha para que eles, juntos, possam revender a plantação a traficantes. Direção: Nigel Cole

Engraçadissímo! Esse é o tipo do filme que a presença de amigos é obrigatória!

Trailer em inglês:

http://www.youtube.com/watch?v=AEX2mqdi-As

A caixinha de fósforos!


Este filme trabalha com os sentidos e utiliza a culinária como fruto das sensação vividas por Tita (na imagem) neste conto de fadas mexicano. Baseado no Best Seller de Laura Esquivel, este filme de cenas e cenários bonitos não pode deixar de ser visto.

FICHA TÉCNICA
TITULO ORIGINAL: Como Água Para Chocolate.
ANO: 1993
PAIS DE ORIGEM: México
IDIOMA: Espanhol
DURAÇÃO: 113 min
DIREÇÃO: Alfonso Arau
ELENCO: Marco Leonardi; Lumi Cavazos; Regina Torné; Mario Iván Martinéz; Ada Carrasco; Yareli Arizmendi; Claudette Maillé; Pilar Aranda; Farnesio De Bernal

Sinopse:

Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.

Encontrei uma resenha muito legal no site em vermelho:
http://www.sensibilidadeesabor.com.br/comoaguaparachocolate.html)

Trailer no link:

http://www.youtube.com/watch?v=BxsFpbyfiZg

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Vertigo

Vertigo (Um corpo que cai) é um filme estadunidense de 1958, do gênero suspense, dirigido por Alfred Hitchcock.


Sinopse:
Madeleine é uma bela mulher que vem sofrendo com uma crise de identidade: ela tem visões e um comportamento estranho. Seu marido convence o amigo, John Ferguson, que é ex-
detetive e sofre de acrofobia, a investigar as saídas misteriosas da esposa. Inicialmente, Scottie reluta, mas diante da insistência do colega, ele concorda em seguir a mulher, e acaba se apaixonando por ela.
Determinado a ajudar Madeleine, que pode estar possuída pelo espírito de sua bisavó Carlotta, Scottie vai tentar salvá-la do perigo, uma vez que Carlotta tinha instintos suicidas e Madeleine pode tentar se suicidar a qualquer momento. Mas, acontece uma enorme reviravolta e, no final, um grande mistério é revelado, surgindo então o grande vilão da trama.

5 motivos para alugar este filme:

1-É um clássico do cinema.

2- Esta na lista dos 100 melhores filmes já produzidos de qualquer guia.

3-A trama é cheia de mistérios, mas não deixa de lado os conflitos pessoais e o romance.

4- O filme foi aprovado pela minha irmã (muito mais critica do que os verdadeiros profissionais).

5-O filme é surpreendente,!

Elenco
James Stewart .... detetive John Ferguson (Scottie)
Kim Novak .... Madeleine Elster / Judy Barton
Barbara Bel Geddes .... Marjorie Wood (Midge)
Tom Helmore .... Gavin Elster
Henry Jones .... coronel
Raymond Bailey .... médico de Scottie
Ellen Corby .... gerente do McKittrick Hotel
Konstantin Shayne .... Pop Leibel
Lee Patrick .... proprietário do carro


Principais prêmios e indicações
Oscar 1959 (EUA)
Teve duas indicações, nas categoria de
melhor som e melhor direção de arte.
Festival de Cinema de São Sebastian 1958 (Espanha)
Alfred Hitchcock foi premiado como melhor diretor e, James Stewart recebeu o prêmio de melhor ator.

Curiosidades :

O diretor aparece no filme aos onze minutos, vestindo terno cinza e caminhando no estaleiro.
A iluminação muda quando algum acontecimento importante vai acontecer no filme.

O filme criou um efeito pioneiro no cinema que mais tarde seria usado largamente. O efeito provoca uma sensação de vertigem (título original do filme: vertigo = vertigem).

Entre o link para ver o trailer:


http://www.youtube.com/watch?v=9p8SpTfVKpc

O ladrão de bicicletas


Este clássico do cinema italiano foi aclamado pela crítica e é considerado um dos 100 melhores filmes já produzidos na história. A fotografia é lindissíma, os personagens (em especial Bruno) são encantadores, enfim o filme é emocionante.
Para entender melhor o filme, as condições históricas e o que esta por tras desta obra magnífica sugiro que acesse o link a baixo:
Como o filme é bem antigo (foi lançado em 1948) é possível que não o encontre com facilidade, contudo é possivel assisti-lo em 8 partes no youtube (a qualidade é boa e as legendas em espanhol). Ai vão os oito links:

A era do rádio


Radio days ( A era do rádio) é um filme estadunidense de 1983, do gênero comédia, escrito e dirigido por Woody Allen.
É um pouco antigo, mas muito divertido e atual. É daqueles filmes que foram feitos para se ver em família!

Sinopse:
As décadas de 30 e 40 foram os momentos áureos do
rádio nos Estados Unidos. Inspirado por esse período, Woody Allen escreveu e dirigiu o filme Radio Days, que conta as lembranças de um garoto e sua família judia em Nova Iorque, durante a Segunda Guerra Mundial. Woody Allen narra alguns episódios fictícios do tempo de ouro do rádio norte-americano, e também conta histórias, como se fosse o protagonista, relembrando sua infância permeada pelos programas de rádio da época.


Entrando no link a baixo da uol:
É possivel encontrar uma análise muito boa e muito mais detalhada do filme.
http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/405813

É um filme obrigatório na lista de quem ama o cinema.


Acesse o link para ver o trailer



Beijinhos

domingo, 13 de dezembro de 2009

Aprovados.








Aproveitei as férias e fui ao cinema todos os dias desta primeira semana de dezembro.
O resultado foi uma lista de quatro filmes ótimos!!

Na minha opinião a produção que ocupa o primeiro lugar da lista é ''Los abrazos rotos'' de Pedro Almodovar (um dos grandes amores da minha vida). Logo em seguida o filme que abriu a mostra, mas que ainda esta rodando: ''À procura de Eric''. Em terceiro, mas nunca menos importante, ''Bastardos inglórios''. E por último a linda e delicada animação ''O fantástico senhor raposo''.
Abraços partidos me encantou pelos seguintes fatos: a disposição das ações no tempo o que criou uma tensão impolgante, os diversos ângulos de filmagem, as cores vibrantes das roupas e cenários, a linda fotografia e ,claro, a atuação de Penélope Cruz. Genial!
À procura de Eric me surpreendeu, o roteiro é imprevisível, os personagens muito divertidos, um final inimaginável e ainda por cima o filme faz um paralelo da vida com o futebol! Engraçado, filosófico e inesquecível.
Bastardos Inglórios é mais um filme do nosso querido Quentin Tarantino, como sempre comtempla uma trilha sonora maravilhosa e um humor sangrento. O roteiro e a atuação são muito bons, com destaque para atuação de Christofh Waltz (irratantemente convincente).

O fantástico Sr. Raposo é uma animação em stop motion baseado no livro de Roald Dahl. Assistir a esse filme infantil foi uma experiencia incrível, os personagens são cativantes, o desenho do cenário muito delicado, a história instigante e todas as músicas se encaixam perfeitamente as cenas. Prestigiem mais esta obra de Wes Anderson.

Sinopses:

Abraços Partidos:

O longa é uma "história de amor louco" que engloba vários estilos cinematográficos, centrando-se no cine negro dos anos 50. A história se passa em dois tempos distintos, na década de 90 e na atualidade, segundo explicou o diretor.

Ficha Técnica
Título original:
Los Abrazos Rotos
Gêneros:
Drama, Thriller
Tempo:
129min
Site oficial:
http://www.losabrazosrotos.com/
Ano:
2009
Direção:
Pedro Almodóvar
Roteiro:
Pedro Almodóvar
Elenco:
Elenco:
Penélope Cruz (Lena)
Mariola Fuentes (Edurne)
Asier Etxeandia (Camarero ciego)
Lola Dueñas (Lectora de labios)
Sergio Díaz (Ayudante de dirección)
Yuyi Beringola (Recepcionista Cinearte)
Marta Aledo (Maribel)
Rubén Ochandiano (Ray X)
Tamar Novas (Diego)
José Luis Gómez (Ernesto Martel)
Blanca Portillo (Judit García)
Lluís Homar (Mateo Blanco / Harry Caine)
Chus Lampreave (Portera)

À procura de Eric

Eric Bishop é um carteiro que sente que sua vida está sendo desperdiçada. Ele não consegue enfrentar Lily, sua esposa, por quem se apaixonara há 30 anos. Apesar de seus esforços para reagir, nada dá certo. O único jeito de relaxar é fumando um baseado, o que faz com que tenha ilusões com o ex-jogador de futebol Eric Cantona. Eric recebe conselhos de seu novo amigo, que lhe ajuda a superar o momento difícil que atravessa.

Direção de Ken Loach e Roteiro de Paul Laverty, com Steve Evets, Eric Cantona, Stephanie Bishop, Gerard Kearns, Stefan Gumbs, Lucy-Jo Hudson, Cole Williams, Dylan Williams, Matthew McNulty, Laura Ainsworth, Max Beesley, Kelly Bowland, Julie Brown, John Henshaw e Justin Moorhouse. Produzido pelos estúdios Sixteen Films, Film Four, Canto Bros., Wild Bunch, France 2 Cinéma, Why Not Productions, BIM Distribuzione, Tornasol Films, Les Films du Fleuve e Radio Télévision Belge Francophone (RTBF).

Bastardos Inglórios


No primeiro ano da ocupação da França pela Alemanha, Shosanna Dreyfustestemunha a execução de sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa (Waltz).
Shosanna escapa por pouco e parte para Paris, onde assume uma identidade falsa e se torna proprietária de um cinema.
Em outro lugar da Europa, o tenente Aldo Raine (Pitt) organiza um grupo de soldados americanos judeus para praticarem atos violentos de vingança. Posteriormente chamados pelo inimigo de “os Bastardos”, o esquadrão de Raine se une à atriz alemã Bridget von Hammersmark (Kruger) em uma missão para derrubar os líderes do Terceiro Reich. O destino conspira para que os caminhos de todos se cruzem em um cinema, onde Shosanna pretende colocar em prática seu próprio plano de vingança.


BASTARDOS INGLÓRIOS de Quentin Tarantino combina histórias de opressão, infames, verídicas e heróicas da Segunda Guerra Mundial.

Elenco: Brad Pitt, Eli Roth, BJ Novak, Mike Myers, Michael Fassbender, Diane Kruger, Til Schweiger, Julie Dreyfus. Direção: Quentin Tarantino Gênero: Guerra Duração: 162 min. Distribuidora: Paramount Pictures Estreia: 09 de Outubro de 2009

O fantástico senhor raposo

Mr. Fox (Sr. Raposo) é uma raposa que rouba frangos, patos e perus das fazendas de três homens — Boque, Bunco e Bino — para alimentar sua família. Os fazendeiros farão de tudo para pegar o sr. Raposo.

Produção
Os direitos autorais do filme foram comprados por Joe Roth e pela Revolution Studios em
2004. Inicialmente, Wes Anderson (que revelou ser fã de Roald Dahl) e Henry Selick seriam os diretores, contudo Selick acabou largando o projeto para participar da adaptação de Coraline, ele foi substituído por Noah Baumbach. A Revolution Studios também abandonou o projeto.
A escolha do elenco teve início em
setembro de 2007 e as gravações ocorreram fora do estúdio.
"nós fomos a uma floresta, (...) a um sótão, (...) e a um estábulo. Descemos até o subterrâneo. As gravações ficaram mais espontâneas por causa disso".

Fantastic Mr. Fox fez a abertura da 53a edição do Festival de Cinema de Londres

Elenco: George Clooney,Meryl Streep, Willem Dafoe,Bill Murray,Owen Wilson,Jason Schwartzman, Adrien Brody, Michael Gambon,Wes Anderson, Brian Cox, Anjelica Huston, Helen McCrory, Roman Coppola, Garth Jennings, Wallace Wolodarsky, Mario Batali,Jarvis Cocker,Hugo Guinness, Eric Chase ,AndersonJames, HamiltonSteven, M. Rales Jeremy Dawson.
O próximo objetivo agora é assistir ao filme: Aconteceu em Woodstock (gostei do título logo de cara). hahahaha

Apresentação



Segundo o dicionário Michaelis, cinemateca pode significar: Lugar onde se guardam filmes cinematográficos. 2 Coleção de filmes.
O endereço do blog faz referência a segunda opção que o dicionário propõe.

É muito dificil, talvez até impossível quantificar o número de filmes que já foram criados. Ouso dizer que existem ,pelo menos, bilhões de gravações: em formas, gêneros e nacionalidades distintas.

Entretanto tenho certeza que uma parcela delas é inesquecível.

(Um pouco de história - a origem)
A invenção do Cinetoscópio no final do século XIX por Thomas Alva Edison marca o nascimento da sétima arte:o cinema.
Mas é graças aos irmãos Auguste e Louis Lumière que os primeiros filmes temáticos são gravados, também foram eles que criaram o primeiro efeito especial. Outro diretor importante (e um dos primeiros) é Georges Merliès que ao criar efeitos ilusórios utilizando-se de seu obturador pôde fabricar obras fantásticas. Algumas produções iniciais se destacam, dentre elas estão: A saída da fabrica Lumiére de 1895, Demolição de um muro 1895 , Viagem à lua 1902 e Vinte mil léguas submarinas de 1907.
Já no início do século XX a produção americana começa a ganhar expressão e pouco antes da Primeira Guerra Mundial nasce ,num subúrbio à oeste de Los Angeles, o que hoje chamamos de Hollywood. Como todos sabem esta indústria continua imprimindo sua marca (seja no passado com a divulgação de musicais e suas musas, como na atual era tecnológica em que muita ação e explosão estão incluídas ,muitas vezes, em excesso).

Como não quero me prolongar com história do cinema ,peço desculpas, mas vou continuar a apresentar o propósito do blog (como o título pressupõe).


Este blog tem como principal objetivo recomendar os eleitos ''melhores filmes'' a partir da experiência e do olhar de uma pequena cinéfila.


Beijinhos e tenham todos uma ótima sessão.