
Segundo o dicionário Michaelis, cinemateca pode significar: Lugar onde se guardam filmes cinematográficos. 2 Coleção de filmes.
O endereço do blog faz referência a segunda opção que o dicionário propõe.
É muito dificil, talvez até impossível quantificar o número de filmes que já foram criados. Ouso dizer que existem ,pelo menos, bilhões de gravações: em formas, gêneros e nacionalidades distintas.
Entretanto tenho certeza que uma parcela delas é inesquecível.
(Um pouco de história - a origem)
A invenção do Cinetoscópio no final do século XIX por Thomas Alva Edison marca o nascimento da sétima arte:o cinema.
Mas é graças aos irmãos Auguste e Louis Lumière que os primeiros filmes temáticos são gravados, também foram eles que criaram o primeiro efeito especial. Outro diretor importante (e um dos primeiros) é Georges Merliès que ao criar efeitos ilusórios utilizando-se de seu obturador pôde fabricar obras fantásticas. Algumas produções iniciais se destacam, dentre elas estão: A saída da fabrica Lumiére de 1895, Demolição de um muro 1895 , Viagem à lua 1902 e Vinte mil léguas submarinas de 1907.
Já no início do século XX a produção americana começa a ganhar expressão e pouco antes da Primeira Guerra Mundial nasce ,num subúrbio à oeste de Los Angeles, o que hoje chamamos de Hollywood. Como todos sabem esta indústria continua imprimindo sua marca (seja no passado com a divulgação de musicais e suas musas, como na atual era tecnológica em que muita ação e explosão estão incluídas ,muitas vezes, em excesso).
Como não quero me prolongar com história do cinema ,peço desculpas, mas vou continuar a apresentar o propósito do blog (como o título pressupõe).
Este blog tem como principal objetivo recomendar os eleitos ''melhores filmes'' a partir da experiência e do olhar de uma pequena cinéfila.
Beijinhos e tenham todos uma ótima sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário